Volvo estreia nova carrinha V60 em Portugal já em Abril

A Volvo acaba de confirmar que a estreia da nova carrinha V60 no nosso país está marcada para o próximo mês de Abril. A marca sueca confirmou ainda que este novo modelo estará exposto de 5 a 14 de Abril em dois espaços diferentes, em Lisboa (Hotel Altis Belém) e no Porto (Restaurante Bar L’Kodac).

Recorde-se que a apresentação da tão esperada carrinha V60 ocorreu no final do mês de Fevereiro, com a marca escandinava a afirmar que numa altura em que vive a "febre" dos SUVs, quis captar os pontos fortes das "shooting brakes", um tipo de carroçaria que a marca sueca já faz há mais de 60 anos.

O resultado final é um modelo elegante e marcado por linhas dinâmicas que transmitem uma enorme presença em estrada. A dianteira continua a ser dominada pela grelha cromada de enormes dimensões e pelos faróis com o tradicional formato do martelo de Thor, uma assinatura da Volvo.

Na traseira, aquilo que mais se destaca é o ligeiro "spoiler" que prolonga a linha do tejadilho, os escapes cromados rectângulos que ajudam a vincar a personalidade deste modelo e claro, as ópticas inspiradas nos "maiores" V90/S90.

A imagem do interior continua a ser tudo aquilo a que a Volvo nos habituou: uma imagem sóbria e "clean", inspirada no design escandinavo. O grande objectivo foi combinar a forma e a função, o que deu origem a um desenho limpo e bastante organizado, muito distinto dos habitáculos a que estamos habituados das marcas alemãs, como a Mercedes, Audi e BMW.

A capacidade da bagageira cresceu 99 litros e está agora fixada nos 529 litros, um valor de referência quando comparado com todos os rivais alemães: Audi A4 Avant (505 litros), BMW Série 3 Touring (494 litros) e Mercedes Classe C Estate (490 litros). Este número cresce até aos 1364 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Como não poderia deixar de ser, um dos grandes trunfos desta carrinha continua a ser a segurança, pelo que esta nova V60 está recheada com as mais recentes propostas da marca sueca neste campo. Destaca-se o sistema de travagem de emergência, o sistema de permanência em faixa e o sistema de reconhecimento de peões, ciclistas e animais. Mas a Volvo destaca ainda o sistema "Oncoming Mitigation com travagem", uma estreia mundial da Volvo que é capaz de detectar veículos que se dirigem conta a V60 em contramão. Quando a colisão não puder ser evitadam este sistema trava automaticamente a V60 e prepara os cintos de segurança dianteiros para ajudar a reduzir o impacto da colisão.

Quando ocorrer a estreia comercial, lá mais para Setembro, esta Volvo estará disponível com propostas a gasolina (T5 de 250 cv e T6 de 320 cv) e propostas diesel (D3 de 150 cv e D4 de 190 cv). Mais tarde vão aparecer as variantes híbridas plug-in: T6 Twin Engine AWD de 340 cv e T8 Twin Engine AWD de 390 cv.

Em destaque